EnglishPortuguêsEspañol

EnglishPortuguêsEspañol

WhatsApp Business: o que é e porque você deve usar

O WhatsApp Business chegou para mudar a forma como nos comunicamos com clientes. Apesar de ser sem dúvida um modelo de comunicação importante atualmente, muitos negócios ainda não entendem a importância do Business e a diferença dele para o aplicativo original.

Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre o WhatsApp Business, porque ele é tão importante e como aproveitá-lo no seu marketing e vendas. Se tiver alguma questão em mente que não for respondida aqui, pode deixar nos comentários para podermos tirar a dúvida.

Vamos lá?

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo alternativo ao WhatsApp padrão, focado na comunicação de empresas e empreendimentos. Isso significa que ele tem como foco dar ferramentas que são úteis a um negócio que não estão disponíveis no aplicativo original.

Existem muitas semelhanças entre o WhatsApp Business e o original, mas o aplicativo para negócios possui alternativas como mensagens automatizadas e integração com anúncios do Facebook. 

Porque é útil para seu negócio

Você talvez esteja se perguntando que diferença vai fazer para o seu negócio usar o WhatsApp Business quando você já faz uso do aplicativo normal e obtém resultados. O primeiro ponto a se discutir é a relação com o WhatsApp como empresa: ela agora exige que negócios usem a versão de negócios e bloqueia o uso do aplicativo em números que forem pegos descumprindo essa exigência.

Mas existem muitas vantagens de usar o WhatsApp Business no seu negócio. Uma das mais importantes é a possibilidade de ter um perfil dentro do aplicativo com mais informações sobre o negócio, como localização, horário de atendimento, e-mail e site!

Quem deve usar o Business

Qualquer empresa, independente do porte, deve usar o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes. Mas existem algumas para as quais isso é ainda mais recomendado: aquelas que trabalham com com inside sales.

Se a sua estratégia de vendas é através de uma equipe interna de vendas, o uso do WhatsApp Business é essencial para integrar a comunicação com as vendas. Através do aplicativo de negócios é possível organizar os clientes, atribuindo cada um deles a um estágio da Jornada de Compras, por exemplo. 

Quanto custa?

O WhatsApp Business é gratuito e tudo indica que permanecerá assim. Ele já está disponível para iOS e Android e pode ser baixado imediatamente. 

O custo que pode haver relacionado ao aplicativo é o uso dele em uma campanha de anúncios. Para isso, você precisa ter seu número confirmado na sua página de Facebook e fazer uso do Gerenciador de Negócios.

Para entender um pouco melhor sobre o uso de Facebook Ads, você pode baixar abaixo nosso checklist que ajuda a fazer passo a passo o seu anúncio. 

Limitações 

As limitações do WhatsApp Business não são tão preocupantes, mas é preciso entender o que o aplicativo não é capaz de fazer.

O aplicativo de negócios possui a possibilidade de se usar o Web com a conta, mas não acrescenta a possibilidade de fazer ligações pelo computador. As ligações continuam tendo de ser feitas pelo celular.

O WhatsApp Business também tem limitações na sua automação, permitindo apenas criação de mensagens automáticas mas não de processamentos de pedidos automatizados. Para isso, é preciso usar o WhatsApp Business API, focado em empresas de maior porte.

Como transformar sua conta em Business

Para transformar uma conta em WhatsApp Business, basta baixar o aplicativo para negócios no seu celular e cadastrar o seu número. Na primeira vez que você fizer isso, vai ter a possibilidade de transferir suas conversas e mídias para o Business.

Caso você queira criar uma conta diretamente no aplicativo para empresas, basta comprar um chip com um novo número e cadastrar ele diretamente no aplicativo para negócios. Assim você já pode começar a conversar com seus clientes da forma preferida deles. 

Já está usando o WhatsApp Business? Conta pra gente nos comentários como está sendo a experiência.

O post WhatsApp Business: o que é e porque você deve usar apareceu primeiro em Mirago Marketing Digital.

Fonte: Blog – Mirago Marketing

Deixe um comentário